REIKI NgalSo Chagwang
Cura através das mãos de acordo com a linhagem de Buddha Shakyamuni, transmitido por Lama Gangchen
Possam todos os seres sencientes ser curados de suas doenças
graças à energia de luz pura do amor e da compaixão do
Chagwang NgalSo Reiki.
Possam todos os seres sencientes purificar sua poluição interna
e externa do meio ambiente graças às bênçãos dos Cinco
Curadores Supremos e das Cinco Grandes Mães dos Elementos.
Possam todos os seres sencientes apreciar o estado de perfeição da
saúde relativa e absoluta, graças à proteção de Manjushiri Preto e das
bênçãos do Buddha da Medicina.
Possamos todos realizar que os métodos da Auto-Cura Tântrica NgalSo nos concedem “liberação na palma de nossas mãos”.
T.Y.S. Lama Gangchen
No 7º dia do 6º mês tibetano do ano do Dragão de Ferro ( 10 de julho de 2000), T.Y.S. Gangchen conferiu o primeiro dos cinco níveis de iniciação do Chagwang NgalSo Reiki para um grupo de Mestres de Reiki e praticantes do Ngalso em Albagnano Healing Meditation Centre perto do Lago Maggiore na Itália.
A tradição tibetana sempre enfatizou a cura através das mãos. Buddha Shakyamuni ensinou esse sistema, conhecido como Chagwang, há 2.500 anos na Índia. Buddha costumava ir todos os dias na cidade local para cuidar das pessoas sofredoras; ele as curava através das bênçãos de suas mãos e da invocação das energias puras ilimitadas de compaixão, amor e sabedoria.
Chagwang é uma palavra tibetana que significa poder da mão, e NgalSo é uma palavra para expressar relaxamento. A palavra NgalSo é formada por duas sílabas, Ngal e So, cada uma delas tem um significado particular. Ngal significa que hoje em dia estamos muito doentes, cansados, fracos e poluídos, tanto mentalmente como fisicamente; considerando que So significa que podemos recuperar nossa energia vital de cristal puro essencial e luz interior a fim de alcançar um profundo senso de bem-estar.
O mestre japonês Ushi fundou a escola moderna de Energia de Reiki Universal. Seguidor do sistema Shingon de Budismo Japonês ele criou um sistema de cura baseado na sua experiência interior e usando o poder das mãos e das visualizações. Mais tarde, este sistema, aberto às pessoas de todas as crenças e culturas, foi dividido em três níveis dos quais foram desenvolvidas muitas diferentes linhagens pelo mundo.
A transmissão da cura Chagwang de Lama Gangchen faz uso das práticas de Auto-cura Tântrica NgalSo dos Cinco Dhyani Buddhas, das Cinco Grandes Mães, do Buddha da Medicina, do Manjushiri Preto assim como de exercícios de respiração.
(LGPP)
Raízes históricas do Chagwang
O príncipe Siddharta, antes de se tornar Buddha, e seu primo Devadhatta cresceram juntos e eram como irmãos. Depois que Buddha alcançou a ilumunação, Devadhatta tornou-se extremamente ciumento e competitivo em relação a ele. O que quer que Buddha fazia, Devadhatta criticava ou desafiava. Muitos desses incidentes estão relatados nos Sutras. Num dia em particular, Buddha ficou doente e seguindo o conselho de seu físico Jivaka, ele comeu uma grande quantidade de uma planta medicinal muito poderosa e foi curado imediatamente. Depois de alguns dias, Devadhatta também ficou doente e querendo provar que lê também tinha o mesmo poder digestivo de Buddha, ele pediu ao médico para lhe dar o mesmo remédio. O médico, porém, deu-lhe metade da quantidade e o advertiu contra tomar o medicamento. Devadhatta ignorou o conselho e logo depois comeu a planta e ficou muito doente. Nenhum remédio poderia curar seus sintomas e Jivaka, o mais renomado físico daquele tempo, disse a ele que somente Buddha tinha o poder de curá-lo. Quando Buddha soube o que tinha acontecido ele foi ver Devadhatta imediatamente, e colocando suas mãos sobre sua cabeça disse: “Se for verdade que eu sou iluminado e que eu tenho exatamente o mesmo amor por Devadhatta que pelo meu único filho Rahula, então por esta verdade possa esta doença ser curada”. Naquele momento uma poderosa energia de cura fluiu através das mãos de Buddha e Devadhatta instantaneamente estava curado. Daquele momento em diante iniciou-se a tradição budista de cura com as mãos.
Medicina do Ocidente e Oriente
Através da história e por todo o mundo, as pessoas têm-se mostrado interessadas e têm dedicado suas vidas em curar outras pessoas, e portanto tem-se desenvolvido numerosas e diversificadas tradições de cura. Dentro do Budismo Tibetano, há também muitos sistemas de cura diferentes, alguns simples e outros especiais. Há muitos métodos de cura usando, por exemplo, os cinco elementos, sons como sinos ou mantras e cores, até mesmo pinturas ou thangkas são consideradas arte de cura por causa do seu uso de cores e símbolos; todos esses são também métodos que nos conduzem à iluminação.
A tradição tibetana também tem incrivelmente um profundo conhecimento médico e este não é somente composta de ensinamentos religiosos e filosóficos.
Infelizmente, houve uma perda no desenvolvimento destes campos de cura no Ocidente, quando de fato, hoje há a necessidade de desenvolver um sistema médico que esteja baseado não somente na tecnologia mas também nesse tipo de sabedoria de cura dos nativos. A ciência moderna pode confirmar os benefícios das novas drogas ou tratamentos por verem, checarem e medirem com seus instrumentos. Mas, muitos médicos e pacientes têm experimentado pessoalmente os resultados dos métodos tibetanos de cura e têm também confirmado seus benefícios.
Hoje Em dia, há muitas doenças novas que os médicos são incapazes de curar. Para algumas doenças há remédios muito eficazes, mas para outras não. Doença significa que nossos elementos e emoções estão desequilibrados. Atualmente, todos os elementos que compõem nossos mundos externos e internos estão doentes. Os elementos grosseiros externos tais como o ar que nós respiramos, a água que nós bebemos e o solo onde plantamos nossos alimentos estão totalmente poluídos, mas nós ainda precisamos usá-los para sobreviver. É importante para nós cuidarmos e curarmos esses elementos.
Nestes dias nós temos que viver demais com os efeitos do lado negativo – não apenas no meio-ambiente como também dos medicamentos que tomamos para nos curar. Temos que fazer alguma coisa para sobrepor esses efeitos negativos, que também influenciam nossa mente e são então refletidos no nosso corpo físico.
A iniciação do Chagwang NgalSo
Há séculos, lamas tibetanos colocam suas mãos sobre as cabeças das pessoas para abençoá-las, mas na realidade este é um puro método de cura.
Lama Gangchen pratica Reiki de acordo com o jeito tibetano do Chagwang:
Ele toca as pessoas e as assopra recitando mantras, transmitindo uma energia de bênção para criar causas e condições positivas.
Durante a iniciação do Chagwang NgalSo, ele coloca a cor vermelha em minhas mãos e cada pessoa pressiona as palmas de suas mãos contra as minhas seguindo a tradição do Buddha. Ele também dá a cada pessoa que recebe a iniciação, suas mãos impressas num papel. O significado disso é dar uma marca simbólica àqueles que receberam a iniciação e transmissão da energia de cura de suas mãos para as deles.
Isso é muito significativo, no Tibet, por exemplo, artistas e grandes lamas que enviarem seus trabalhos para lugares bem longínquos, como a China ou a Mongólia, podem colocar a marca de suas mãos impressas no trabalho para autenticá-lo.
Os Cinco Princípios do Reiki enunciados por Mikao Usui são :
1 – SÓ POR HOJE, NÃO TE PREOCUPES.
2 – SÓ POR HOJE, NÃO TE ABORREÇAS.
3 – SÓ POR HOJE, HONRA TEUS PAIS, PROFESSORES E IDOSOS.
4 – SÓ POR HOJE, GANHA A TUA VIDA HONESTAMENTE.
5 . SÓ POR HOJE, DEMONSTRA GRATIDÃO POR TUDO O QUE É VIVO.